top of page

Release - Tendemdém (O axé do epô pupá)

  • Foto do escritor: Jefferson Brunner
    Jefferson Brunner
  • 15 de ago. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 11 de abr. de 2024


ree

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Ponte apresentará para seu carnaval de 2024 o enredo "Tendemdém- O axé do epô pupá" que contará a saga do Dendê partindo de sua origem em terras africanas e chegando no Brasil no século XVII, com o abominável comércio escravagista existente à época.


"O título nasceu de um jogo de palavras, criando esse neologismo: tem dendém, como se fala dendê em Angola. Eu fui brincando com as palavras e fui percebendo a sonoridade, Tendemdém lembra o toque do berimbau! Eu disse: É isso! Juntei e criei esse nome novo. É um enredo que busca as raízes brasileiras acima de tudo. Vamos falar de um dos pilares da cultura afro-brasileira. Curioso como o dendê já foi citado em vários sambas, enredos, mas ele mesmo nunca tinha sido protagonista". Explicou Renato Esteves, carnavalesco da agremiação.


A história será desenvolvida através da influência do Dendê nos mitos ritualísticos africanos, mostrando sua importância nos hábitos e na cultura brasileira, sobretudo a baiana, sendo usado na produção de diversos produtos como biscoitos e margarinas, além do tradicional azeite de Dendê que garante um sabor todo especial na culinária da região.


"É impressionante como o dendê está enraizado na cultura do baiano, o quanto simbolicamente ele influencia nos cultos de matrizes africanas e obviamente não podemos deixar de falar nas comidas preparadas com dendê. É um enredo para dar fome!" Conclui Renato.


O enrede foi desenvolvido pelo carnavalesco e a logo 2024 também é de criação do mesmo, mas conta a contribuição do artista plástico Guilherme kid .


 
 
 

Comentários


bottom of page